Por que sua loja virtual deve ter um design responsivo

Por que sua loja virtual deve ter um design responsivo?

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil já conta com 154 milhões de smartphones e 24 milhões de tablets, os principais representantes dos chamados dispositivos mobile. Esse aumento considerável no número de gadgets, que podem ser levados a qualquer lugar, facilitou bastante o e-commerce, que já fatura mais de 15 bilhões de reais somente nessa modalidade de vendas.

No entanto, muitas lojas virtuais ainda não perceberam a importância de terem seus sites adequados para os dispositivos mobile, ou seja, com design responsivo. Se você ainda não pensou nesse assunto, vão aqui 5 motivos pelos quais o seu e-commerce deve aderir a esse novo modelo:

O Google prioriza sites com design responsivo

Desde abril de 2015 os algoritmos de classificação do Google foram atualizados para priorizar sites que tenham design responsivo. E por que isso? O Google percebeu que o acesso à internet via dispositivos mobile é uma tendência sem volta, considerando a facilidade com que se pode consultar qualquer tipo de informação através desses dispositivos.

Além disso, ele também tem como missão de negócio promover experiências únicas de busca na internet e, se ele não priorizar esse tipo de site, não cumprirá seu propósito.

Sem perda da qualidade do site, a experiência do usuário é preservada

Uma loja virtual que não possui design responsivo corre sérios riscos de ter imagens distorcidas, informações cortadas e menus que não funcionam no ambiente mobile, o que compromete a experiência do usuário.

Em contrapartida, se você tem um e-commerce com design responsivo, todos os elementos do seu site se reorganizam de acordo com o tamanho da tela e preservam a qualidade do conteúdo, garantindo usabilidade e navegabilidade para os seus visitantes.

As vendas por dispositivos móveis crescem a cada dia

Segundo o E-bit, 9,7% das compras no e-commerce em 2014 foram realizadas por meio de dispositivos mobile, um grande salto se considerarmos que esse tipo de comércio teve início no Brasil apenas em 2011.

Desse fluxo de clientes, 65% partiu de smartphones e 35% de tablets — o que confirma a tendência de que os smartphones são o futuro das compras online.

Um único site e resultados permanentes

Outra vantagem de desenvolver sua loja virtual, com um design responsivo, é que você não precisa se preocupar com várias plataformas, apenas uma. Ou seja, a atualização acontece uma única vez, os dados ficam concentrados em um único local e você pode acompanhar a performance das suas vendas com muito mais segurança.

Além disso, você deixa de investir recursos preciosos na manutenção de um site para desktops e um para mobile, reduzindo os seus custos operacionais e, consequentemente, tornando a sua loja virtual mais rentável.

A indexação do seu site acontece mais rapidamente

Quando você tem dois e-commerces, um para mobile e outro para desktops, o Google demora mais a indexar o seu conteúdo, pois as informações estão duplicadas e ele precisa fazer a consolidação desses dados antes de lançar na internet para as buscas. Com um site responsivo, a informação é uma só, o que facilita o trabalho de indexação e coloca sua loja virtual na competição mais rapidamente.

A expectativa é de que o e-commerce tenha um crescimento aproximado de 20% ao ano e, da mesma forma, a participação do mobile commerce também tende a crescer na mesma escala, abrindo oportunidades para quem estiver preparado para atender seus clientes com a mesma qualidade, em qualquer plataforma.

Agora que já sabe que o design responsivo é uma ótima opção para o seu e-commerce, que tal começar a pensar em desenvolver o seu?